top of page

 Conhecimento 

POST MARKETING ERA

Prof. Dr. Manoel Marcondes Neto

Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Planos de negócio, publicidade e presença digital

Atualmente, administradores fazendo planos de negócios e pesquisando por conta própria – um perigo –, chegam a sugestões “publicitárias” que incluem o uso da mídia televisiva, do rádio, de jornais, “outdoors” e patrocínios.

 

Sim, a TV aberta ainda mantém 60% do total das verbas investidas em comunicação, seguida pelo meio jornal, com 13% das verbas, e das revistas, com 6%. A internet chegou aos 7%, o meio rádio ainda detém 6% do faturamento publicitário e em patamar semelhante ao da TV por assinatura, com outros 6% do “bolo” publicitário tradicional.

 

Mas não se pode deixar de levar em conta que todos os “media” convergem para a internet. São os webjornais, webTVs, webrádios juntando-se a weblogs, websites e webportais.

 

Ou seja, quem anuncia tem que olhar para a web.

 

E quem não anuncia? Bem, não é mais possível improvisar, ter um “sitezinho”, um “blogzinho”, um “youtubinho”, desenvolvidos por um amador amigo “muito criativo” ou aquela sobrinha talentosa...

 

Mesmo quem não anuncia tem que ter, pelo menos, o que denominamos uma “presença competente na internet”, ou seja, pelo menos um bom “website” institucional, dinâmico, responsivo, com um mínimo de interatividade. Sem isto, adeus à tal da “encontrabilidade”.

Please reload

Outros textos do autor:

O professor Manoel Marcondes Neto faz uma crítica ao comportamento nada ético de uma determinada estratégia de marketing em "moda" atualmente.

1/5

Please reload

Todas as colunas e colunistas

bottom of page